[Resenha] Minha vida com Bóris – Thays Martinez

Preciso começar essa resenha dizendo que por vezes ler biografias é algo muito enriquecedor! Eu não fazia ideia da história de vida da Thays e por pura sorte esse livro caiu nas minhas mãos! Como uma grande fã de cachorros, fiquei particularmente feliz em conhecer a história do Bóris e como seu trabalho como cão-guia mudou a vida da advogada Thays Martinez.

Thays nasceu com a visão perfeita, mas devido a uma questão de saúde, acabou ficando cega aos 4 anos de idade. Na idade adulta, teve a oportunidade de ter um cão-guia, que a ajudaria a ter uma vida mais independente, coisa que sempre foi um grande desejo. Thays era moradora da cidade de São Paulo e usava o metrô para se locomover. Até que em maio de 2000, foi barrada de entrar nas dependências do metrô com Bóris, porque animais não eram permitidos por ali.

Sentindo-se profundamente desrespeitada do seu direito de ir e vir, Thays foi à luta para garantir os direitos de acessibilidade e de autonomia das pessoas com deficiência visual. É bastante chocante saber que foi necessário uma batalha judicial para garantir o óbvio, mas é incrível acompanhar toda a luta da advogada por uma questão tão importante!

Thays é uma excelente contadora de histórias! Sua escrita fluida aproxima o leitor de sua trajetória e é impossível não se envolver com sua luta e torcer muito pelas suas conquistas. Fiquei muito encantada com o Bóris e bastante impressionada com sua inteligência! Sem falar da amizade entre eles, que é a coisa mais linda de se ver!

Nos anos 2000, Thays e Bóris foram a vários programas de TV para contar a história deles e talvez você os conheça dessa época! Mas caso não tenha tido a oportunidade, aproveite para conhecê-los agora, por meio desse livro! Eu garanto que valerá muito a pena!

Esse livro faz parte da Coleção Folha Mulheres na Literatura. Conheça mais detalhes dessa coleção no site da @colecoesfolha

Ficha técnica

Resenha

Livro: Minha vida com Bóris

Autora: Thays Martinez

Páginas: 136

Editora: Folha de São Paulo

Deixe um comentário