Na Estante: Garota Exemplar

O melhor livro que já li na vida.

esse

Foto: Daniela Colaci

Amy Dunne, esposa de Nick Dunne, desaparece exatamente no quinto aniversário de seu casamento. A casa está revirada, o que aparenta que Amy não saiu dali por vontade própria. Um seqüestro, talvez? Nick chama a polícia, porém as evidências parecem apontar diretamente para ele. Com um comportamento duvidoso e contando uma história totalmente diferente da contida no diário de Amy, Nick parece cada vez mais suspeito, porém segue jurando sua inocência. Toda história tem três lados, o lado dele, o dela e a verdade.

Gillian Flynn alterna as narrativas, ora a história é contada por Nick, ora pelos registros em diário de Amy. A intenção é que cada um pareça extremamente sincero, à medida que a história é contada na sua perspectiva. Mas ao longo do livro, o leitor percebe que a verdade não é o forte do casal e não sabe mais em quem pode confiar. Na medida em que se constroem hipóteses, o capítulo seguinte é capaz de mudar todas as perguntas.

Amy Elliot Dunne é, sem dúvidas, a personagem feminina mais bem construída que já vi. Sua mente é sobre-humana, beirando a genialidade. Seus registros em diário são relatados com tamanha riqueza de detalhes, que quem lê é capaz de se sentir dentro da história, vivenciando com Amy cada etapa de sua vida desde o dia em que conhece Nick até o dia em que desaparece.

Um fato interessante no desenrolar da história é que os pais de Amy são escritores e escreveram uma série de livros infantis, cuja personagem título foi inspirada em Amy. “Amy Exemplar”, sempre certa, sempre tomando as decisões mais sensatas. Mas será Amy tão exemplar quanto sua homônima dos livros infantis?

Flynn é uma autora brilhante. Sua capacidade em construir uma personagem tão intrigante, em uma trama muito bem amarrada em um livro de 448 páginas sem cair na monotonia, é no mínimo admirável.

Em meio ao enredo principal, o livro conta com muitas frases marcantes e também faz refletir: Será mesmo que você conhece a pessoa com quem se relaciona? A intimidade é realmente a prova da verdade? “Nenhum relacionamento é perfeito.” Essa é a máxima perfeita para Garota Exemplar.

Garota Exemplar virou filme e estréia dia 02 de outubro. Pelas críticas, parece ser uma produção tão arrebatadora quanto o livro. Nick ganha vida através de Ben Affleck e Amy será interpretada por Rosamund Pike. A direção fica a cargo de David Fincher. E eu espero sair tão extasiada dos cinemas quanto fiquei ao ler a última página do livro.

gone-girl-nick-dunne-amy-dunne-ben-afflec-rosamund-pike

Foto: Reprodução

 

Anúncios

2 comentários sobre “Na Estante: Garota Exemplar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s